topbella

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Papo de Botequim...


Entrou no bar correndo, procurou a mesa mais escondida e  onde fosse mais escuro e sentou, o garçon se aproximou  e disse:-Desculpe-me senhorita mas já estamos  fechando.
-Prometo ser rápida.
-Então ,o que a senhorita vai querer?
-Uma dose dupla de  amor-próprio sem gelo por favor!
-Alguma coisa pra acompanhar ?
-Uma porção dignidade no capricho.
-Dia difícil?
-Na realidade, vida difícil, mas não vou alugar o senhor com meus problemas, traga meu pedido por favor e prometo que serei rápida !
-Tudo bem vou buscar seu pedido, quando voltar você até me contar o que te aflinge, já não tem mais clientes mesmo, todos já foram embora...
Enquanto o garçom se afastava para buscar o pedido , ficou alí olhando para o nada , lágrimas escorriam e  borravam sua maquiagem, e ela pensava:  -Na próxima  vez comprarei rímel e lápis a prova-d'água.
O garçon se aproximou e disse:-Sua dose dupla de amor-próprio e uma porção de dignidade no capricho, mas o que te aflinge menina?Pergutou ele, olhando com dó aquele rosto pequeno, borrado e sofrido.
-Ah muito obrigado senhor, disse ela limpando o rosto e tentando disfarçar as lágrimas.
 Coisas do coração caro amigo, coisas do coração, suspirou fundo e uma lágrima teimosa rolou sobre sua face.
-Hum... disse o garçon, se quiser me falar tô aqui, vocês jovens tem mania de achar que são super-heróis e que podem resolver tudo sozinho
-Tudo bem, respirou fundo e começou a falar.
-Meu problema é que eu me apaixonei por um homem que não existe,e tô aqui tentando , lutando contra esse amor ,porque já tentei  virar essa página, até rasga-la e não consigo, insisto em continuar escrevendo em cima de linhas já escritas.
-Entendí, já ví que a culpada por seu sofrimento é você mesma.
-Como assim? Disse ela exaltada.
-Calma minha jovem, você tá errando porque tá insistindo em consertar algo que já não tem mais jeito, não é necessário só virar a página ou rasga-la, na realidade, você tem que mudar de livro!
-Mas é que eu gosto tanto desse, se eu jogar fora vou sentir saudades, o que eu faço pra não sentir falta?
-Coma um chocolate toda vez que sentir saudades e quiser procurar e ler de novo esse livro.
-Mas se eu fizer isso eu vou engordar, porque eu gosto de ler esse livro e sinto saudades dele.
-Aí está a chave , o segredo pra você deixar de gostar,porque se todas as vezes que sentir saudades você comer um  chocolate  durante uma semana, se olhe no espelho na semana seguinte e você vai ver que essa saudade e esse amor por esse bendito  livro não te fazem bem.
-Hum, entendí, disse ela tomando um gole da sua bebida.
-Mas isso vai funcionar?
-Depende de você, as coisas só entram e saem das nossas vidas com nossa permissão, veja bem:Cada morto tem seu prazo de ser enterrado mas mesmo quando enterramos ainda sentimos sua presença, porque pra ele ir embora não depende da nossa vontade, mas muitas vezes somos culpados porque insistimos em cultivar a presença deles e invoca-los e não os deixamos partir.
-Então o lema é :Rasgar o livro, enterrar os mortos e comer chocolate pra não sentir saudades?Desculpe mas acho que isso não funciona!
-Tente, ou  você pode continuar na sua tática de auto-destruição, mas eu recomendo que faça uma tentativa, aliás várias tentativas, se não funcionar volte para sua vida de auto-piedade e de bancar a vitima da história, a coitadinha.
-Pode ser, mas não é nada fácil , a gente sofre um bocado  e não aprende, ou será que um dia a gente aprende?Perguntou ela tomando o último gole e devorando a última fatia de dignidade que sobrou na cestinha.
-Aprende sim senhorita, com certeza um dia aprende, e  digo mais, aprenda logo  que assim doerá menos da próxima vez que isso acontecer.
-Mas ainda nem me recuperei dessa e você já está falando na próxima...
-E você acha que essa foi a última vez?Só se você estiver planejando acabar com sua vida logo, porque te  digo se você continuar a viver  vai acontecer não só uma vez mas sim várias vezes, isso se chama VIVER, agora se você tá tão cansada de tudo isso, a 1 km daqui tem uma ponte bem alta e com pedras , amarre uma na perna e se jogue.
-Credo!Rebateu ela, gosto muito de viver e não vou fazer isso.
-Então pare de bancar a coitada, pare de se iludir, não acredite em contos de fadas e happy ends cinderelescos, não confie tanto nas pessoas sem antes conhecê-las a fundo,pare de se culpar e de culpar os outros, não cobre demais nem sí nem dos outros,não exija das pessoas o que elas não tem pra te dar e por último continue tentando,de novo, de novo e de novo.
-Ok, ok! Entendí , obrigado pela bebida, pela comida e pelos conselhos, eles são grátis ou vou ter que aumentar a gorjeta?Perguntou ela sorrindo pela primeira vez naquela noite.
-São grátis  minha jovem, e sempre que precisar de uma dose de amor-próprio e uma porção de dignidade estarei aqui.
-Obrigado, disse ela , levantou deu um beijo na face  do velho garçon , virou-se e foi em direçaõ a porta!
-Ei pequena!Gritou o garçon , dois últimos conselhos tenho pra te dar, alias, não são conselhos , são "lembretes".
-Continuam   grátis? Perguntou ela sorrindo.
-É sim.
-Então manda , respondeu ela.
-Pare de se apaixonar por homens que só existem em sua imaginação, quando você fizer isso vai parar de sofrer e por último pare de ler sempre o mesmo livro, jogue-o fora, rasgue-o, queime-o ou doe pra alguém, se for guardar tranque-o em um baú e jogue a chave do fundo de um rio para não cair em tentação de ler o sempre o mesmo livro,vá em busca de um novo .
-Vou seguir seus conselhos, aliás vou pregar esses" lembretes" na porta da minha geladeira pra não mais esquece-los  , respondeu ela ,  virou de  costas e foi embora.

(Jozinha Leite em Papo de Botequim)






0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém, provavelmente a minha própria vida.( Clarice Lispector)